Contos Inclusivos
Outras atividades, inclusão, cultura, animação

Ano letivo 2017/2018
Atividade prevista Sim
Descrição Dinamização de momentos de promoção dos ideais inclusivos através do conto de uma história, poesia, filme, etc...
Tipo de atividade Animação 39
Prioridades/Objectivos Promover a inclusão
Desenvolver comportamentos sociais
Metas Promover uma cultura de escola inclusiva
Contribuir para a igualdade de oportunidades e sucesso educativo de todos os alunos independentemente do seu perfil funcional
Proporcionar espaços de formação que permitam um desenvolvimento pleno da personalidade dos alunos, incentivando a formação de cidadãos livres responsáveis, autónomos e solidários
Estimular atitudes de cooperação, entreajuda e iniciativa
Promover incentivos à autodisciplina, sentido de responsabilidade, cooperação, sociabilidade e participação ativa
Calendarização Ao longo do ano letivo
Proponentes Departamento de Apoios Educativos
Escolas Escola Básica Luísa Todi
EB1 Nº 4 - Pinheirinhos
EB1 Nº 6 - Monte Belo
Escola Básica Afonso Costa
EB1 Nº 11 - Humberto Delgado
EB1 Alto da Guerra
EB1 Montinho da Cotovia
Escola Básica da Gâmbia
Público-alvo Pré-Escolar 66
1º Ano 93
2º Ano 91
3º Ano 95
4º Ano 100
5º Ano 105
6º Ano 98
7º Ano 97
8º Ano 92
Alunos da UEE 36
Intervenientes Professores/Educadores
Alunos/Crianças
Articulação horizontal e/ou vertical Cidadania [Pré-Escolar/1º Ciclo]
Português [Pré-Escolar/1º Ciclo]
Cidadania [2º Ciclo]
Educação Moral e Religiosa Católica [2º Ciclo]
Português [2º Ciclo]
Cidadania [3º Ciclo]
Educação Moral e Religiosa Católica [3º Ciclo]
Português [3º Ciclo]
Bibliotecas Escolares [Outras]
Clube de Cinema [Outras]
Clube de teatro e poesia [Outras]

compare_arrows

Outras atividades relacionadas com Outras atividades, inclusão, cultura e animação

remove_red_eye Serviço de empréstimo domiciliário Promover a itinerância de livros e outros materiais estimulantes do prazer da leitura.
remove_red_eye Intercâmbio entre jardins de infância Realização de uma atividade por período. Cada jardim de infância irá preparar uma atividade para recepcionar os outros jardins de infância.
remove_red_eye Grupo de Trabalho para a Inclusão (GTI) Proporcionar um espaço de tempo comum para reflexão, articulação e promoção de uma cultura de escola inclusiva.
remove_red_eye Gestão da BE Elaboração e atualização de documentos inerentes ao funcionamento das BEs e facilitados da sua utilização: gestão das BEs, avaliação das BEs, aquisição e gestão do fundo documental, atualização de catálogos/base de dados.
remove_red_eye Formação de utilizadores Atividades de formação de utilizadores das BEs.
remove_red_eye Filosofia para Crianças e Jovens. Este projeto pretende contribuir para um percurso marcante numa etapa tão importante na vida de cada uma das crianças e jovens estudantes do nosso Agrupamento. A troca de ideias e a discussão sobre assuntos vivenciados e outros são essenciais para a aprendizagem e para o desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa. A equipa que constitui este projeto pretende ser facilitadora da aplicação das PHILOBOX, em colaboração com os docentes de Cidadania, podendo também desenvolver ações de sensibilização, em algum momento que se considere oportuno, divulgando o conteúdo das PHILOBOX e a metodologia do projeto FCJ.
remove_red_eye Festa da Flor Festa convívio e concurso da melhor flor
remove_red_eye Feira da saúde Feira anual com várias atividades ligadas à saúde.
remove_red_eye Divulgação/Marketing das BEs Criação e dinamização da página das Bibliotecas Escolares. Dinamização do Facebook. Partilha das atividades das BEs com a comunidade educativa.
remove_red_eye Desenvolvimento da parceria com o CRI da APPACDM de Setúbal Projeto de articulação financiado pelo Ministério da Educação com o objetivo de dotar as escolas de apoios externos
remove_red_eye Contador de histórias Convidar um contador de histórias ou escritor infantil para dinamizar uma obra do PNL ou da educação literária.
remove_red_eye BE - Espaço de cidadania Atividades centradas em cidadania e promoção da vida saudável, utilizando várias literárias, em articulação com diversos parceiros internos e externos.
remove_red_eye Aventura-te Pretende-se promover as mudanças de atitudes e comportamentos em prol da conservação da avifauna dos estuários do Tejo e do Sado.
remove_red_eye Aprender com a Biblioteca Escolar Desenvolver trabalho colaborativo e cooperativo com as diferentes áreas do currículo. Formação de Professores.
remove_red_eye A BE e os Media Realização de um jornal escolar. Exploração de imagens em movimento (cinema), exploração de imagens fixas (pintura, fotografia, cartazes, imprensa).