Ida à Biblioteca Municipal de Setúbal
1º Ciclo, Biblioteca, Literacias

Ano letivo 2019/2020
Atividade prevista Sim
Descrição Ida à Biblioteca Municipal de Setúbal
Eixos temáticos Comunidade 90
Currículo 93
Tipo de atividade Visita de estudo 33
Prioridades/Objectivos Diminuir o insucesso e o abandono escolar
Participar em projetos de inovação pedagógica ligados à preservação do ambiente, da saúde, da alimentação, do desporto e da tecnologia de informação e comunicação, entre outros
Metas Criar meios necessários ao cumprimento dos programas e à aquisição de saberes essenciais à formação e sucesso escolar dos alunos
Valorizar a Língua Portuguesa como instrumento de comunicação privilegiado
Envolver diretamente os alunos em atividades culturais, artísticas e desportivas
Promover ações em articulação com a Comunidade
Calendarização 1º Período
Proponentes Autarquia
Escolas Escola Básica Luísa Todi
Escola Básica n.º 4 de Setúbal
Escola Básica n.º 6 de Setúbal
Escola Básica do Bairro Afonso Costa
Escola Básica n.º 11 de Setúbal
Escola Básica do Alto da Guerra
Escola Básica de Montinho da Cotovia
Escola Básica de Gâmbia
Público-alvo 2.º Ano 92
Turmas que participaram LT2A
LT2B
MB2A
MB2B
P2C
Número de alunos 48
Intervenientes Professores/Educadores
Alunos/Crianças
Assistentes operacionais

compare_arrows

Outras atividades relacionadas com 1º Ciclo, Biblioteca e Literacias

remove_red_eye Voluntários da leitura Projeto promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura e o Plano Nacional de Leitura 2027, que apoia uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.
remove_red_eye Viver em Liberdade - Leituras de Abril Divulgar os princípios de um estado de direito e comemorar a revolução do 25 de abril através de leituras e de uma exposição.
remove_red_eye Teatro nas escolas Apresentação de espetáculos de teatro nas escolas da rede pública, fomentando assim o gosto pela cultura e pelas artes de palco.
remove_red_eye STOP - Vamos Todos Ler! Realização de momentos conjuntos de leitura.
remove_red_eye Setúbal mais bonita Projeto que promove a educação cívica e a participação cidadã, envolvendo a comunidade educativa na requalificação, embelezamento e limpeza dos espaços públicos do concelho. O município apoia as escolas com materiais na execução dos projetos de arranjos de espaços verdes, decoração/requalificação de espaços exteriores, limpezas ou pinturas nos espaços exteriores comuns das escolas ou em espaços circundantes.
remove_red_eye Serviço de empréstimo domiciliário Empréstimo de livros das bibliotecas escolares para leitura domiciliária, com vista à promoção de hábitos de leitura através da utilização das coleções das BE/AELT.
remove_red_eye Seminário Tr@nsLiteracias Seminário de encerramento do Projeto Tr@nsLiteracias
remove_red_eye Recepção ao 1º Ano Recepção aos alunos do 1º ano
remove_red_eye Projeto Tr@nsLiteracias Desenvolvimento de projetos, partindo da área de Cidadania e Desenvolvimento, cruzando as literacias (da leitura, da informação e dos media), com as diferentes componentes do currículo.
remove_red_eye Projeto ANIMARQ - O Arquivo Municipal vai à tua escola Património Documental – Conhecimento – Memória – Identidade - Herança; Divulgar a missão, as funções e o acervo documental de Setúbal, bem como, contribuir para a divulgação, defesa e conservação da história local. Sensibilização para a preservação do património documental setubalense e aproximação do arquivo à escola.
remove_red_eye Planos de melhoria BE Elaboração e execução dos planos de melhoria das bibliotecas escolares.
remove_red_eye Os super saudáveis Projeto motivacional para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis orientada para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio do município.
remove_red_eye Os "Loucos Anos 20" O projeto integra-se no tema "Sociedade e cultura num mundo em mudança" do currículo do 9.º ano. Depois de pesquisarem sobre vários aspectos da sociedade dos anos 20 (moda, música, cinema, mass media...), os alunos elaborarão um cartaz e um infográfico utilizando ferramentas da Web 2.0. Os cartazes serão expostos na biblioteca da Escola Básica Luísa Todi e os infográficos publicados no blogue das turmas que participam no projeto.
remove_red_eye Oficina de carimbos Mostrar a importância dos carimbos/chancelas na oficialização dos diversos documentos, apreenderem conhecimento da importância dos carimbos no “mundo dos adultos”, dar a conhecer o espólio arquivístico de carimbos e chancelas, pequena história da evolução do carimbo e a sua utilização ao longo dos tempos. As crianças tomam contacto com os carimbos da autarquia e compreendem a sua importância. Realização de um carimbo, onde cada um escolhe a sua marca pessoal e faz o seu carimbo.
remove_red_eye O serviço municipal de proteção civil e bombeiros vai à escola Sessões nas escolas com o objetivo de apresentar um conjunto de ensinamentos de prevenção e atuação em acidentes domésticos, incêndios e sismos, entre outros, visando uma política de prevenção e segurança das crianças.
remove_red_eye Nosso bairro, Nossa cidade Projeto educativo co-gerido por moradores organizados dos bairros da zona da Bela Vista (Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Qta. Sto. António e Manteigada) com a colaboração de voluntários.
remove_red_eye Newton gostava de ler Atividade de dinamização no espaço da biblioteca escolar, de atividades que cruzam a experimentação científica com a promoção da leitura, de acordo
remove_red_eye Natal na cidade Assistir à animação de um Conto de Natal na Biblioteca Municipal e conhecer as animações de Natal enquadradas no Christmas Fest
remove_red_eye Mês dos riscos e alterações climáticas no Agrupamento No âmbito do projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas” propõe-se a realização da iniciativa “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas no Agrupamento” onde um conjunto de parceiros estratégicos da área da ciência, prestadores de cuidados de saúde, agentes de proteção civil e também entidades responsáveis pelo desenvolvimento de ações de educação ambiental dinamizam diversas atividades, nomeadamente, bancas temáticas, demonstrações, apresentações e debates, sessões com figuras públicas e visitas à exposição “Riscos Aprender e Evitar”.
remove_red_eye Medi@ção Participação no concurso Media@ção, com vista a contribuir para fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão.