Cerimónia Hastear a Bandeira Selo Verde do Município
Selo Verde, Eficiência, Eco-Escolas

Ano letivo 2019/2020
Atividade prevista Sim
Descrição Candidatura ao Selo Verde - Certificado de Qualidade Ambiental do Município de Setúbal
Eixos temáticos Currículo 93
Literacias 57
Meio Ambiente 71
Tipo de atividade Projeto 69
Prioridades/Objectivos Promover a inclusão
Desenvolver comportamentos sociais
Diminuir o insucesso e o abandono escolar
Intensificar o processo de ligação entre a Escola e a Família
Participar em projetos de inovação pedagógica ligados à preservação do ambiente, da saúde, da alimentação, do desporto e da tecnologia de informação e comunicação, entre outros
Metas Promover uma cultura de escola inclusiva
Promover incentivos à autodisciplina, sentido de responsabilidade, cooperação, sociabilidade e participação ativa
Criar meios necessários ao cumprimento dos programas e à aquisição de saberes essenciais à formação e sucesso escolar dos alunos
Desenvolver a capacidade de reflexão
Valorizar o papel da família na orientação educativa e no acompanhamento escolar dos alunos, reforçando a sua colaboração na execução do Projeto Educativo, Regulamento Interno, Plano Anual de Atividades e outras atividades para que seja solicitada
Promover ações em articulação com a Comunidade
Calendarização novembro de 2019
Proponentes Direção
Eco-Escolas
Autarquia
Escolas Escola Básica Luísa Todi
Público-alvo Pré-Escolar 65
1.º Ano 102
2.º Ano 92
3.º Ano 100
4.º Ano 107
5.º Ano 98
6.º Ano 95
7.º Ano 89
8.º Ano 88
9.º Ano 102
Alunos da UEE 40
Professores/Educadores 51
Assistentes operacionais 34
Assistentes técnicos 29
Pais e Encarregados de Educação 34
Público em geral 26
Turmas que participaram AC1A
G12
P1A
P1B
P1C
AC2B
LT2A
AC3A
AC3C
AC3D
G34
P3B
AC4A
P4A
5º 6
5º 7
Número de alunos 133
Intervenientes Professores/Educadores
Professores Bibliotecários
Alunos/Crianças
Alunos monitores
Assistentes operacionais
Assistentes técnicos
Autarquia
Outros
Articulação horizontal e/ou vertical História e Geografia de Portugal [2º Ciclo]
Português [2º Ciclo]
Ciências Naturais [2º Ciclo]
Educação Visual [2º Ciclo]
Educação Musical [2º Ciclo]
Cidadania [2º Ciclo]
Cidadania [3º Ciclo]
Projecto Educação para a Saúde
Autarquia
Eco-Escolas

compare_arrows

Outras atividades relacionadas com Selo Verde, Eficiência e Eco-Escolas

remove_red_eye Visita de estudo a uma Pradaria Marinha em Tróia Os alunos terão a oportunidade de visitar in loco, uma pradaria marinha Tróia. As pradarias marinhas constituem um dos mais importantes ecossistemas costeiros do planeta. Previamente à visita, os alunos pesquisam e reúnem toda a informação sobre esta temática. (acrescentar)
remove_red_eye Sessão Teórico Prática Pradarias Marinhas e ALt. Climáticas No âmbito do projeto Ocean Alive, foi desenvolvida na turma 9º3, uma sessão de esclarecimento e trabalho prático sobre as pradarias marinhas e alterações climáticas.
remove_red_eye Sensibilização para a redução do consumo de eletricidade Campanhas de sensibilização para a redução do consumo de eletricidade.
Manutenção e substituição da sinalética para a redução do consumo de eletricidade.
Candidatura ao Selo Verde do Município de Setúbal (procedimentos de acordo com as indicações deste projeto).
remove_red_eye Recolha de lixo no pátio da escola - vale um like! Em parceria como os projetos Clean Atlantic, Escola Azul, Eco Escolas e Selo Verde Município, a longo do ano letivo, serão desenvolvidas algumas sessões de recolha de lixo no recinto escolar. Este será devidamente pesado e separado em ecopontos próprios. Os alunos terão a tarefa de também monitorizar e categorizar o lixo recolhido.
remove_red_eye Projeto Clean Atlantic e "A pesca por um MAR sem lixo" Um projeto que tem como finalidade a proteção do ecossistema no espaço marinho como também, aumentar a capacidade de monitorizar, prevenir, eliminar o lixo marinho, aumentar a sensibilização e promover a mudança entre todos os atores chave intervenientes!
remove_red_eye Pradarias Marinhas - Ocean ALive Projeto de estudo sobre a temática das pradarias marinhas, um dos importantes ecossistemas costeiros que existe no estuário do nosso rio Sado.

Realização de uma visita in loco a uma pradaria marinha e levar a cabo no presente ano letivo.

Realização de um projeto de pesquisa de opinião/estudo de opiniao sobre as pradarias marinhas à população local.
remove_red_eye Plasticologia Marinha Atividades de literacia dos oceanos, promovidas pelo Oceanário de Lisboa.
remove_red_eye Palestra científica sobre o Lixo Marinho - 21 janeiro Atividade inserida no âmbito do proejto Clean Atlantic: Palestra científica teórico-prática sobre o Lixo Marinho – Origens, Impactes e Soluções, para todos os alunos que integram o projeto, com uma duração mínima de 90 minutos (professores e alunos).
remove_red_eye Monitorização de Lixo Marinho na Praia de Albarquel • Realizar de uma ação de limpeza e monitorização de lixo marinho numa praia local; • Sensibilizar os participantes para o problema do lixo marinho, quantidade e proveniência; • Recolher material/informação para a realização/composição da exposição e/ou outros trabalhos a desenvolver no âmbito do projeto.
remove_red_eye Global Action Day - O acesso a água potável no mundo No âmbito do Projeto Eco Escolas, Escola Azul, Clean Atlantic e Selo Verde do Município, encontram-se expostos trabalhos cartográficos sobre o acesso à água potável no mundo, uma atividade Global Action Days que articula com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial, o objetivo 6 - Água e Saneamento. Para melhor compreenderem as desigualdades mundiais, na disciplina de Geografia, os alunos do 9º ano (9º1; 9º2; 9º 3 e 9º 4) para além de trabalharem o indicador sobre a água num mapa mudo, identificaram também, as consequências deste problema (obstáculo ao desenvolvimento)
remove_red_eye Divulgação do Eco-Código Reformulação e divulgação do Eco-Código
remove_red_eye Candidatura ao Selo Verde Candidatura ao Selo Verde - Certificado de Qualidade Ambiental do Município de Setúbal
remove_red_eye BECOsemana Atividades de comemoração do Dia da Terra, Dia Eco-Escolas, semana Global Action Days e semana da Leitura - Biblioteca Escolar.
remove_red_eye Agentes de Sensibilização - o poder da carta No âmbito da comemoração do dia nacional do Mar (16 de novembro), os alunos das turmas de 9ºano realizaram cartas sensibilizadores à utilização da palhinha de plástico às empresas distribuidoras de leite e sumos na nossa escola às empresas Parmalat e Suml+compal.
remove_red_eye A Rosa dos ventos em modo reciclável Construção da rosa dos ventos com recurso a materiais recicláveis.
remove_red_eye A igualdade de género e o consumo da água No âmbito do Projeto Eco Escolas, Escola Azul, Clean Atlantic e Selo Verde do Município, encontra-se em exposição a atividade Global Action Days, cujos trabalhos realizados são alusivos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (objetivos nr.º 5 - Igualdade de Género e 6 - Água e Saneamento). Os alunos elaboraram cartazes sobre estas duas ideias-chave, após visionamento e análise do filme " A Fonte das Mulheres, na aula de Geografia (turmas 9º1; 9º2; 9º3 e 9º4). Ficam as fotos como registo da sua criatividade e olhar crítico.