V Conferência Anual de Educação de Setúbal
Ambiente

Ano letivo 2019/2020
Atividade prevista Não
Descrição Apresentação do trabalho desenvolvido no Agrupamento a nível do ambiente "Setúbal e o Ambiente": Projetos Eco-Escolas, Escola Azul e Selo Verde do Município.
Eixos temáticos Comunidade 90
Currículo 93
Literacias 57
Meio Ambiente 71
Tipo de atividade Projeto 69
Outro tipo 44
Prioridades/Objectivos Participar em projetos de inovação pedagógica ligados à preservação do ambiente, da saúde, da alimentação, do desporto e da tecnologia de informação e comunicação, entre outros
Metas Promover no aluno princípios de educação ambiental e de práticas de desenvolvimento sustentável
Calendarização 2019-09-11
Proponentes Direção
Eco-Escolas
Escola Azul
Selo Verde
Autarquia
Escolas Escola Básica Luísa Todi
Escola Básica n.º 4 de Setúbal
Escola Básica n.º 6 de Setúbal
Escola Básica n.º 11 de Setúbal
Escola Básica do Alto da Guerra
Escola Básica de Montinho da Cotovia
Escola Básica de Gâmbia
Público-alvo Professores/Educadores 51
Assistentes técnicos 29
Público em geral 26
Turmas que participaram Não foram propostas turmas
Número de alunos Não foram registados alunos
Intervenientes Professores/Educadores
Autarquia

compare_arrows

Outras atividades relacionadas com Ambiente

remove_red_eye Visita de estudo a uma Pradaria Marinha em Tróia Os alunos terão a oportunidade de visitar in loco, uma pradaria marinha Tróia. As pradarias marinhas constituem um dos mais importantes ecossistemas costeiros do planeta. Previamente à visita, os alunos pesquisam e reúnem toda a informação sobre esta temática. (acrescentar)
remove_red_eye Sessão Teórico Prática Pradarias Marinhas e ALt. Climáticas No âmbito do projeto Ocean Alive, foi desenvolvida na turma 9º3, uma sessão de esclarecimento e trabalho prático sobre as pradarias marinhas e alterações climáticas.
remove_red_eye Resíduos com Histórias Atividades de desenvolvimento de capacidades expressivas e comunicativas em produção plásticas e exposição de trabalhos para a comunidade educativa.
remove_red_eye Recolha de lixo no pátio da escola - vale um like! Em parceria como os projetos Clean Atlantic, Escola Azul, Eco Escolas e Selo Verde Município, a longo do ano letivo, serão desenvolvidas algumas sessões de recolha de lixo no recinto escolar. Este será devidamente pesado e separado em ecopontos próprios. Os alunos terão a tarefa de também monitorizar e categorizar o lixo recolhido.
remove_red_eye Projeto Clean Atlantic e "A pesca por um MAR sem lixo" Um projeto que tem como finalidade a proteção do ecossistema no espaço marinho como também, aumentar a capacidade de monitorizar, prevenir, eliminar o lixo marinho, aumentar a sensibilização e promover a mudança entre todos os atores chave intervenientes!
remove_red_eye Plasticologia Marinha Atividades de literacia dos oceanos, promovidas pelo Oceanário de Lisboa.
remove_red_eye Palestra científica sobre o Lixo Marinho - 21 janeiro Atividade inserida no âmbito do proejto Clean Atlantic: Palestra científica teórico-prática sobre o Lixo Marinho – Origens, Impactes e Soluções, para todos os alunos que integram o projeto, com uma duração mínima de 90 minutos (professores e alunos).
remove_red_eye Monitorização de Lixo Marinho na Praia de Albarquel • Realizar de uma ação de limpeza e monitorização de lixo marinho numa praia local; • Sensibilizar os participantes para o problema do lixo marinho, quantidade e proveniência; • Recolher material/informação para a realização/composição da exposição e/ou outros trabalhos a desenvolver no âmbito do projeto.
remove_red_eye Maletas de Sustentabilidade Exploração de maletas pedagógicas e recursos disponibilizados pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
remove_red_eye Hastear das bandeiras Hastear das bandeiras Eco escolas e selo verde
remove_red_eye Global Action Day - O acesso a água potável no mundo No âmbito do Projeto Eco Escolas, Escola Azul, Clean Atlantic e Selo Verde do Município, encontram-se expostos trabalhos cartográficos sobre o acesso à água potável no mundo, uma atividade Global Action Days que articula com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial, o objetivo 6 - Água e Saneamento. Para melhor compreenderem as desigualdades mundiais, na disciplina de Geografia, os alunos do 9º ano (9º1; 9º2; 9º 3 e 9º 4) para além de trabalharem o indicador sobre a água num mapa mudo, identificaram também, as consequências deste problema (obstáculo ao desenvolvimento)
remove_red_eye Escola AZUL Sensibilização para a proteção do mar
remove_red_eye Encontro de alunos envolvidos no projeto Ocean Alive Encontro de alunos de todas as escolas envolvidos no projeto Ocean Alive.
remove_red_eye ECOVALOR Recolha de embalagens de plástico e papel para reciclagem pela AMARSUL
remove_red_eye Eco escolas Projeto de formação ambiental
remove_red_eye Barcos dos Descobrimentos e Instrumentos de Orientação Articulação vertical História e História e Geografia de Portugal - turmas 8.º1.ª e 8.º2.ª com as turmas dos 6.º anos. A produção de barcos e instrumentos de orientação serão concebidos com recurso a materiais reutilizáveis.
remove_red_eye Agentes de Sensibilização - o poder da carta No âmbito da comemoração do dia nacional do Mar (16 de novembro), os alunos das turmas de 9ºano realizaram cartas sensibilizadores à utilização da palhinha de plástico às empresas distribuidoras de leite e sumos na nossa escola às empresas Parmalat e Suml+compal.
remove_red_eye A Rosa dos ventos em modo reciclável Construção da rosa dos ventos com recurso a materiais recicláveis.
remove_red_eye A Pesca por um Mar sem Lixo - Todos a bordo! • Verificar in situ (porto de pesca) a implementação do projeto “A Pesca por um Mar sem Lixo” nas embarcações já aderentes; • Convidar as embarcações ainda não aderentes a juntarem-se à iniciativa; • Partilha de experiências, relacionadas com ambos os projetos e o Lixo Marinho em geral, entre os alunos e os pescadores da sua localidade.
remove_red_eye A igualdade de género e o consumo da água No âmbito do Projeto Eco Escolas, Escola Azul, Clean Atlantic e Selo Verde do Município, encontra-se em exposição a atividade Global Action Days, cujos trabalhos realizados são alusivos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (objetivos nr.º 5 - Igualdade de Género e 6 - Água e Saneamento). Os alunos elaboraram cartazes sobre estas duas ideias-chave, após visionamento e análise do filme " A Fonte das Mulheres, na aula de Geografia (turmas 9º1; 9º2; 9º3 e 9º4). Ficam as fotos como registo da sua criatividade e olhar crítico.