Ateliers de expressão - "De pequenino..."
Autarquia, Pré-Escolar, Formação, atividade física

Ano letivo 2019/2020
Atividade prevista Sim
Descrição Atividades pontuais de jogos e dinâmicas, em grupo a decorrer nos jardins públicos nas proximidades dos jardins de infância.
Eixos temáticos Comunidade 89
Tipo de atividade Projeto 67
Prioridades/Objectivos Participar em projetos de inovação pedagógica ligados à preservação do ambiente, da saúde, da alimentação, do desporto e da tecnologia de informação e comunicação, entre outros
Metas Promover ações em articulação com a Comunidade
Reconhecer que a saúde e o bem-estar humano, também dependem de hábitos de higiene, da atividade física e de regras de segurança e de prevenção
Calendarização Entre 2020-05-01 e 2020-06-19
Proponentes Autarquia
Escolas Escola Básica Luísa Todi
Escola Básica do Bairro Afonso Costa
Escola Básica de Gâmbia
Público-alvo Pré-Escolar 64
Turmas que irão participar JG
Número de alunos 21
Intervenientes Professores/Educadores
Alunos/Crianças

compare_arrows

Outras atividades relacionadas com Autarquia, Pré-Escolar, Formação e atividade física

remove_red_eye Teatro nas escolas Apresentação de espetáculos de teatro nas escolas da rede pública, fomentando assim o gosto pela cultura e pelas artes de palco.
remove_red_eye STOP - Vamos Todos Ler! Realização de momentos conjuntos de leitura.
remove_red_eye Setúbal mais bonita Projeto que promove a educação cívica e a participação cidadã, envolvendo a comunidade educativa na requalificação, embelezamento e limpeza dos espaços públicos do concelho. O município apoia as escolas com materiais na execução dos projetos de arranjos de espaços verdes, decoração/requalificação de espaços exteriores, limpezas ou pinturas nos espaços exteriores comuns das escolas ou em espaços circundantes.
remove_red_eye Receção aos alunos Acolhimento de novos alunos e encarregados de Educação
remove_red_eye Projeto Tr@nsLiteracias Desenvolvimento de projetos, partindo da área de Cidadania e Desenvolvimento, cruzando as literacias (da leitura, da informação e dos media), com as diferentes componentes do currículo.
remove_red_eye Projeto ANIMARQ - O Arquivo Municipal vai à tua escola Património Documental – Conhecimento – Memória – Identidade - Herança; Divulgar a missão, as funções e o acervo documental de Setúbal, bem como, contribuir para a divulgação, defesa e conservação da história local. Sensibilização para a preservação do património documental setubalense e aproximação do arquivo à escola.
remove_red_eye Os super saudáveis Projeto motivacional para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis orientada para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio do município.
remove_red_eye Oficina de carimbos Mostrar a importância dos carimbos/chancelas na oficialização dos diversos documentos, apreenderem conhecimento da importância dos carimbos no “mundo dos adultos”, dar a conhecer o espólio arquivístico de carimbos e chancelas, pequena história da evolução do carimbo e a sua utilização ao longo dos tempos. As crianças tomam contacto com os carimbos da autarquia e compreendem a sua importância. Realização de um carimbo, onde cada um escolhe a sua marca pessoal e faz o seu carimbo.
remove_red_eye O serviço municipal de proteção civil e bombeiros vai à escola Sessões nas escolas com o objetivo de apresentar um conjunto de ensinamentos de prevenção e atuação em acidentes domésticos, incêndios e sismos, entre outros, visando uma política de prevenção e segurança das crianças.
remove_red_eye Nosso bairro, Nossa cidade Projeto educativo co-gerido por moradores organizados dos bairros da zona da Bela Vista (Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Qta. Sto. António e Manteigada) com a colaboração de voluntários.
remove_red_eye Mês dos riscos e alterações climáticas no Agrupamento No âmbito do projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas” propõe-se a realização da iniciativa “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas no Agrupamento” onde um conjunto de parceiros estratégicos da área da ciência, prestadores de cuidados de saúde, agentes de proteção civil e também entidades responsáveis pelo desenvolvimento de ações de educação ambiental dinamizam diversas atividades, nomeadamente, bancas temáticas, demonstrações, apresentações e debates, sessões com figuras públicas e visitas à exposição “Riscos Aprender e Evitar”.
remove_red_eye Maletas da sustentabilidade Recurso pedagógico constituído por um conjunto de ferramentas (físicas e virtuais) que permitem trabalhar os temas chave necessários à transição para a sustentabilidade. A maleta encontra-se organizada de forma a permitir uma correspondência entre os temas abordados e a componente curricular.
Maletas pedagógicas de acordo com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental:
Pegada de Carbono - “Descarbonizar a Sociedade” (Eficiência Energética; Mobilidade Sustentável; Clima e Alterações Climáticas)
Desperdício Zero - “Tornar a Economia Circular” (Consumo Sustentável / Uso Eficiente dos Recursos / Valorização dos Resíduos)
Arrábida Serra e Mar - “Valorizar o Território” (Mar e Litoral / Arrábida – Património Natural)
Maleta Água - (Consumo Sustentável / Uso Eficiente dos Recursos / Valorização dos Resíduos)
remove_red_eye Kit do arquivista - Vamos ser verdadeiros arquivistas Esta atividade tem como objetivo a seleção dos objetos necessários para o trabalho de arquivista. Dar a conhecer o trabalho realizado diariamente no arquivo e pretende levar as crianças a recriarem algumas tarefas desempenhadas pelos técnicos do arquivo.
remove_red_eye Internet Segura Atividade de consciencialização de alunos e docentes para os riscos associados à utilização da Internet.
remove_red_eye Hastear das bandeiras Hastear das bandeiras Eco escolas e selo verde
remove_red_eye Formação de Utilizadores da BE Atividades de formação para a utilização autónoma da Biblioteca Escolar
remove_red_eye Festival de Música de Setúbal - 10.ª Edição Organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Fundação Helen Hamlyn Trust, o Festival visa desenvolver a
cooperação entre os vários organismos e instituições, conciliando a formação e a criação musical e artística, por parte das comunidades locais com as novas propostas, conceitos de artistas profissionais, nacionais e estrangeiros. A participação das escolas públicas do concelho consiste em dois grandes projetos pedagógicos, “Escrita de Canções” e “Desfile de Percussão”, que são desenvolvidos ao longo do ano letivo e culminam em apresentações ao público em dois momentos do programa do festival. As escolas artísticas com
ensino especializado da música e alguns grupos de música do ensino regular, são convidados a participar em projetos com os artistas profissionais.
remove_red_eye Exposição Riscos, aprender e evitar A exposição é constituída por 4 módulos (água, terra, ar e fogo) aos quais se associam simuladores lúdicos e interativos, assim como, dramatizações (com base nos elementos da natureza) representadas pelo Teatro do Elefante, que aprofundam os conhecimentos de diferentes públicos na temática da proteção e socorro. Uma exposição com os conteúdos sempre atuais e pertinentes na salvaguarda de pessoas, animais, bens e o ambiente.
remove_red_eye Escoteiros Projeto de ESCOTISMO na escola
remove_red_eye Educar no mar | Embarcação maravilha do Sado Projeto de sensibilização ambiental marinha em parceria com a Ocean Alive decorre a bordo da embarcação Maravilha do Sado. As sessões são conduzidas por uma bióloga marinha e uma pescadora. O projeto decorre em duas fases: a 1.ª entre Outubro e Novembro e a 2.ª entre Março e o final do ano.